Edição nº 10, Setembro/Outubro de 2020
ImPrEP: missão cumprida nos SAE de Santos, Fidélis Ribeiro e Ceci (SP)
Em razão das importantes contribuições que vem dando à implementação e à consolidação da profilaxia pré-exposição (PrEP) como uma política pública de enfrentamento à epidemia de HIV no Brasil, Peru e México, o estudo ImPrEP foi prorrogado até junho de 2021 pela agência financiadora Unitaid.
Com isso, poderá iniciar, com maior tranquilidade, a etapa prevista no planejamento original do projeto de descontinuidade de alguns centros de estudos, com a consequente transferência dos participantes para o PrEP SUS. Três unidades brasileiras começaram, em julho passado, o processo de migração: o Serviço de Atenção Especializada-Adultos, em Santos, o Serviço de Assistência Especializada em DST/Aids Dr. Alexandre Kalil Yazbeck (SAE Ceci) e o Serviço de Assistência Especializada em IST/Aids Fidélis Ribeiro, em São Paulo. Leia mais
TruthSeeker08 /Pixabay
Ecos da Aids 2020
O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), da Fiocruz, ao qual o ImPrEP está vinculado, também participou da 23ª Conferência Internacional de Aids, promovida virtualmente de 6 a 10 de julho, pela International Aids Society. Entre os trabalhos apresentados, vale a pena conhecer os seguintes pôsteres:
Estratégias de recrutamento on-line e in loco são complementares para alcançar HSH de alto risco por um grande serviço de PrEP no Rio de Janeiro, de Daniel Bezerra et al.
Um alerta para melhorar a compreensão do slogan “Indetectável=Intransmissível (I =I)" no Brasil, de Thiago Torres et al.
Alcançando e envolvendo mulheres trans: uma cascata de recrutamento bem-sucedida em um serviço de prevenção ao HIV no Rio de Janeiro, deCristina Jalil et al.
Cascata on-line de recrutamento de HSH para um grande serviço de PrEP no Rio de Janeiro, de Daniel Bezerra et al.
Grupo Homossexual do Pará promove live com o ImPrEP
As lives chegaram para ficar. Em tempos de distanciamento social, esses encontros virtuais vêm funcionando como importantes espaços de interatividade e debates. E o ImPrEP tem realizado e participado de várias lives nestes tempos de pandemia da Covid-19. No dia 28 de julho passado, integrantes do estudo estiveram com o pessoal do Grupo Homossexual do Pará (GHP), via Facebook, no projeto Lutas Diversas.
A live debateu os benefícios da profilaxia pré-exposição (PrEP), contando com a presença de Eduardo Benigno, coordenador-executivo do GHP, e com o pessoal da equipe ImPrEP: Julio Moreira, coordenador de mobilização comunitária para gays e homens que fazem sexo com homens (HSH), Cléo Oliveira e Gabriel Mota, educadores de pares no Rio e Janeiro e em Manaus, respectivamente. Leia mais
ImPrEP Porto Alegre: o desafio de difundir a profilaxia no sul do país
Nesta edição do Em Rede vamos conhecer o trabalho realizado pelo ImPrEP em parceria com o Hospital Sanatório Partenon/Serviço de Atenção Terapêutica/Centro de Testagem e Aconselhamento Caio Fernando de Abreu de Porto Alegre. O local oferece a profilaxia Pré-Exposição (PrEP), tratamento de infecções sexualmente transmissíveis, teste rápido de HIV e acompanhamento psicológico para as populações-chave do projeto (gays/outros homens que fazem sexo com homens e mulheres trans) da capital e cidades da região metropolitana.
O centro de estudos conta com uma equipe formada por dois médicos, dois enfermeiros e quatro aconselhadores (dois psicólogos, uma assistente social e uma terapeuta ocupacional). “Nossa equipe é ótima, mas poderia ser maior. Muitos profissionais se aposentaram e temos dificuldade em substituí-los.Em termos de estrutura física, o ideal seria contarmos com salas mais amplas e arejadas”, conta a coordenadora do estudo Sonia de Alencastro.
Saiba + sobre o ImPrEP