SimboloGCorPedaçoRetícula.png

Edição nº 1, março/abril de 2019

Seja bem-vindo à edição inaugural do ImPrEP em rede, boletim eletrônico criado para trazer notícias e informações sobre o projeto ImPrEP Brasil que, desde 2017, vem abordando aspectos estratégicos sobre a implementação da profilaxia pré-exposição no país, no Peru e no México. Mais informações sobre o projeto, acesse www.imprep.org .

Conheça os estudos recentes do ImPrEP sobre HSH

 

Para avaliar o nível de conhecimento e a intenção de usar a profilaxia pré-exposição (PrEP), bem como a disponibilidade de fazer o autoteste para HIV por parte de gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) brasileiros, mexicanos e peruanos, o projeto ImPrEP realizou, no primeiro semestre de 2018, três estudos embasados por uma pesquisa online.

Leia mais...

O ImPrEP no CROI 2019

 

Há muitos anos, um evento relacionado à epidemia de HIV/Aids não chama tanta atenção no mundo como ocorreu, de 4 a 7 de março, com a tradicional Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas (CROI 2019), em sua 26ª edição, realizada em Seattle (EUA).

E o motivo é animador: foi relatado, pelo Dr. Ravindra Gupta da University College London, o caso “paciente de Londres”, um homem HIV positivo que recebeu um transplante de medula óssea de um doador com imunologia similar como tratamento para o linfoma de Hodgkin. Após o transplante, ele permaneceu sem HIV detectável e sem terapia antirretroviral por 18 meses. Com isso, abrem-se novos caminhos para a incessante batalha na busca pela cura da Aids.

Leia mais...

PREP 15-19: Prevenção inovadora para jovens

Se por um lado são grandes os desafios para o enfrentamento da epidemia de HIV/Aids, especialmente entre os jovens, por outro, os avanços científicos, médicos e sociais são igualmente imensos e, muitas vezes, exigem uma boa dose de criatividade com responsabilidade. Prova disso é o projeto PrEP15-19 voltado a demonstrar, por meio de estudos e de atividades de recrutamento, retenção e acompanhamento, a efetividade e a necessidade de aumentar o acesso da profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) aos adolescentes. Leia mais...

Definição de estratégias com Unitaid

No final de março passado, a equipe ImPrEP participou de duas reuniões estratégicas em Genebra com os integrantes da Unitaid, apoiadora oficial do projeto. Estiveram presentes a pesquisadora principal Valdiléa Veloso, a coordenadora clínica Brenda Hoagland, a coordenadora do projeto, Cristina Pimenta, o gerente do projeto, Marcos Benedetti, e Maria Inês Dourado, pesquisadora responsável pela coordenação do estudo PrEP 15-19, com adolescentes.

 

O primeiro encontro, nos dias 19 e 20, reuniu cerca de 100 representantes de organizações, universidades, institutos de pesquisa e empresas ligadas à inovação de 32 países, que contam com financiamento da Unitaid. Leia mais...

Entrevista de Brenda Hoagland, coordenadora clínica do projeto ImPrEP. Leia mais...

Com a palavra

Brenda Hoagland

A atuação e a importância dos centros de estudos

LogoCor.png

Saiba + sobre o ImPrEP