SimboloGCorPedaçoRetícula.png

Definição de estratégias com Unitaid

No final de março passado, a equipe ImPrEP participou de duas reuniões estratégicas em Genebra com os integrantes da Unitaid, apoiadora oficial do projeto. Estiveram presentes a pesquisadora principal Valdiléa Veloso, a coordenadora clínica Brenda Hoagland, a coordenadora do projeto, Cristina Pimenta, o gerente do projeto, Marcos Benedetti, e Maria Inês Dourado, pesquisadora responsável pela coordenação do estudo PrEP 1519, com adolescentes.

 

O primeiro encontro, nos dias 19 e 20, reuniu cerca de 100 representantes de organizações, universidades, institutos de pesquisa e empresas ligadas à inovação de 32 países, que contam com financiamento da Unitaid. O objetivo era discutir a implementação em larga escala de programas de prevenção e tratamento em HIV/Aids, tuberculose e malária, a partir do contexto de cada país e tendo em vista a sustentabilidade das intervenções.  

 

Para Valdiléa, o saldo dessa primeira reunião foi mais que positivo: “Além das discussões sobre a implementação de programas em larga escala, saímos de lá alinhados em termos dos fluxos de comunicação entre a Unitaid e os parceiros, bem como cientes das áreas prioritárias dos próximos ciclos de investimentos da instituição”.

 

Nos dias 21 e 22, foi a vez de uma reunião técnico-programática com as instituições que especificamente implementam programas de PrEP e de autoteste para o HIV. “Foi um momento importante para atualizarmos o status da implementação de cada projeto e das tecnologias em desenvolvimento em cada país, os desafios encontrados, os sucessos e a constatação de evidências científicas”, avalia a pesquisadora principal do ImPrEP. No encontro, também foram fortalecidas parcerias visando a colaboração técnica entre as instituições e sugestões para painéis e resumos de atividades a serem apresentados na Reunião da IAS 2019, a se realizar em julho no México.

Sobre a IAS 2019

A International AIDS Society promoverá, de 21 a 24 de julho, na cidade do México, a sua 10ª Conferência sobre a Ciência do HIV, mais conhecida como IAS 2019. Trata-se da reunião mais influente do mundo em pesquisa sobre o HIV e suas aplicações. Com periodicidade anual, apresenta os avanços críticos em pesquisa básica, clínica e operacional que levam a ciência à política e à prática. Por meio de seu desenvolvimento de programas abertos e inclusivos, a conferência estabelece o padrão top da pesquisa em HIV, apresentando estudos altamente diversificados e de ponta. O encontro reunirá mais de 6 mil pesquisadores, líderes comunitários e financiadores de mais de 160 países.

 

LogoCor.png

Saiba + sobre o

ImPrEP