top of page

As estratégias do ImPrEP ante a Covid-19

​

Trata-se de uma estratégia flexível a cada cenário local, já que cada serviço de saúde segue as determinações de suas respectivas esferas governamentais no enfrentamento à Covid-19, considerando, inclusive, o fechamento de algumas unidades por algum tempo.

​

A estratégia aborda desde os cuidados necessários durante as visitas presenciais programadas, o reagendamento das consultas e o uso da telemedicina parao acompanhamento permanente de todos os participantes do estudo ImPrEP. A grande diferença em relação aos procedimentos usuais do projeto é a interrupção temporária de exames complementares para as infecções sexualmente transmissíveis e acompanhamento da função renal, por exemplo. Entretanto, caso o paciente apresente algum sintoma, a indicação é que o serviço realize os exames e procedimentos necessários.

​

Além disso, nos casos em que o serviço de saúde esteja temporariamente fechado, o documento orienta para que cada participante do estudo ImPrEP seja contatado, informado sobre a situação da unidade e de que forma deve proceder caso o medicamento esteja acabando, com a indicação do uso do preservativo em todas as relações sexuais, bem como a continuidade da ingestão diária do comprimido.

​

Retenção e acolhimento

​

A coordenação central também disponibilizou para educadores e educadoras de pares dos centros do estudo uma mensagem-padrão (exemplo abaixo) a ser encaminhada por WhatsApp a todos os usuários do projeto, visando, principalmente, estabelecer vínculos de retenção e

acolhimento.

 

O objetivo da mensagem foi colocar o ImPrEP à disposição dos participantes para, se necessário, conversar acerca de PrEP e prevenção combinada ao HIV, tirar dúvidas e ouvir relatos durante estes tempos de pandemia da Covid-19.

​

​

card.jpg
LogoCor.png

Saiba + sobre o

ImPrEP

bottom of page