PrEPara Salvador: encontro internacional no combate ao HIV junto a adolescentes
Após recrutamento inicial de 120 jovens para participar de forma voluntária do estudo, 68 adolescentes da Bahia já aderiram ao PrEP 15-19. Em São Paulo, são 61 e em Belo Horizonte, 53.
“É um momento de avaliar e monitorar o andamento da pesquisa nesses seis primeiros meses, além de promover a integração entre esses três sítios brasileiros, grupos internacionais e as agências de fomento”, explica Inês Dourado, professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que lidera o projeto em Salvador. O estudo também é coordenado na cidade pelos professores Laio Magno, da Universidade do Estado da Bahia, e Luís Augusto Vasconcelos da Silva, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, da UFBA.
Na capital baiana, o objetivo da pesquisa é alcançar 400 participantes em dois anos. Por meio do projeto, os jovens têm acesso a um programa multidisciplinar de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), com destaque para a distribuição da PrEP.
“Desde quando iniciamos, os jovens já estavam entusiasmados em integrar o estudo, não apenas por causa da proteção advinda da PrEP, mas pela possibilidade de lutar contra o estigma em relação àqueles que convivem com o HIV, em especial a população LGBT”, destaca o professor Marcelo Castellanos,do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, que integra a equipe do projeto em Salvador.
Fonte: Egberto Siqueira, jornalista do Instituto de Saúde Coletiva/UFBA