top of page
IMPREP-90.jpg
IMPREP-94.jpg

Confira aqui algumas informações, esclarecimentos e encaminhamentos feitos durante a Reunião Anual.

 

Revisão do Protocolo do Estudo de Demonstração do ImPrEP

 

Baseado nos resultados de estudos recentes, o ImPrEP encaminhará sugestão de emendas ao protocolo, como o início e/ou reinício da profilaxia com dois comprimidos, o que garante a eficácia inicial do medicamento no organismo, não mais sendo necessário aguardar sete dias.

 

SICLOM, dispensação de medicamentos e migração

 

. A representante da Assessoria de Monitoramento e Avaliação do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ana Roberta Pascom, informou que foi desenhada estratégia

institucional para, em 2020, não faltar PrEP nas unidades do SUS que a oferecem.

 

. De acordo com o Antonio Ramos , do Ministério da Saúde, o SICLOM, sistema eletrônico para dispensação de antirretrovirais, foi desenhado para atender às migrações dos(as) usuários(as) de PrEP, em virtude de mudança de estado ou viagem a trabalho, por exemplo. Os desafios para o atendimento a esse serviço são divulgá-lo junto aos participantes do ImPrEP e do PrEP SUS, sensibilizar os profissionais de saúde e alcançar melhores soluções estruturais nos serviços de saúde. No caso de migração do(a) participante, recomenda-se que o centro de estudos ImPrEP contate a unidade de serviço que passará a atender o(a) usuário(a) e faça um encaminhamento formal, visando facilitar o acesso e o acolhimento.

 

. Foi reforçada a necessidade de registrar no SICLOM a dispensação do medicamento no mesmo dia da visita do participante para controle do estoque central, lembrando, também, haver sempre a necessidade da realização do teste para HIV para a liberação e o devido registro no

sistema.

 

. A coordenadora clínica do ImPrEP, Brenda Hoagland, informou que as atuais fichas preenchidas manualmente de descontinuação, soroconversão, infecção aguda, prevalência, incidência e efeitos adversos graves, passarão a ter versões eletrônicas integradas no SICLOM, o que facilitará a visualização global das informações.

 

. A recomendação-padrão em termos de dispensação de medicamentos por parte dos médicos é para 90 dias. O SICLOM está programado para que, caso só haja possibilidade de entrega para 30 ou 60 dias, o usuário poder recolher o restante mais adiante na farmácia da unidade. O importante é o planejamento eficiente no sentido de a farmácia sempre informar ao(à)

usuário(a) a data de retorno para que não fique sem medicação. O sistema só trava quando o prazo final acordado não é cumprido, sendo necessário agendar uma nova visita para testagem ao HIV.

Informações gerais

 

. Foi lembrado que não há estudo específico que garanta que quatro comprimidos por semana de PrEP fornecem a mínima proteção ao organismo contra o HIV. A cada dia sem medicamento, a pessoa já apresenta algum nível de desproteção. É preciso transmitir a mensagem

correta: seguro é um comprimido por dia.

 

. No site do Ministério da Saúde há dados específicos sobre o

monitoramento da PrEP SUS (www.aids.gov.br/painel-prep), da PEP

(www.aids.gov.br/painel-pep), assim como indicadores clínicos sobre

pessoas vivendo com HIV (www.aids.gov.br/painel-indicadoresclinicos),

entre outros temas.

LogoCor.png

Saiba + sobre o

ImPrEP

bottom of page