top of page
IMPREP-93.jpg
IMPREP-125.jpg
IMPREP-121.jpg
IMPREP-134.jpg

Mobilização e educação comunitária: EPs em ação

 

Todos os educadores e educadoras de pares (EPs) do ImPrEP fizeram um resumo das atividades desenvolvidas em suas respectivas cidades e centros de estudos: ações, estratégias de acolhimento, desafios enfrentados e facilitadores.

 

Entre as ações, destaque para as rodas de conversas, iniciativas em redes sociais, como Facebook e Instagram, e em aplicativos de encontros, além de palestras em colégios e universidades. O trabalho em locais frequentados por mulheres trans, gays e outros HSHs, e profissionais do sexo, com entrega de materiais de divulgação da PrEP, também foi muito ressaltado.

 

Com relação às estratégias de acolhimento, os(as) EPs foram unânimes: a conversa é sempre a melhor opção. Outra estratégia utilizada é deixar o(a) usuário(a) de PrEP à vontade para marcar a consulta de retorno na data que melhor atendê-lo(a), dentro do período estipulado pelo médico responsável.

Os principais desafios enfrentados em relação aos participantes do projeto são quase sempre os mesmos: a continuidade do uso da PrEP e o cumprimento da data de retorno para a consulta médica. Informaram que o(a) usuário(a) tende a não retornar enquanto o seu medicamento não acaba, o que exige ações de monitoramento mais constantes. Também foi citada a dificuldade encontrada por algumas equipes em massificar a PrEP em cidades com um número elevado de profissionais do sexo em razão dos padrões migratórios dessa população. 

 

A estrutura humana e material dos centros de estudos e o atendimento humanizado, respeitando as características e individualidades de cada um, foram apontados como os principais facilitadores.

 

Dentre as apresentações, destaque para duas campanhas. A primeira veio do centro de estudos ImPrEP Recife, desenvolvida por uma ONG local: “Se arrumar, sarrar, se testar e faturar”. Com veiculação iniciada nas redes sociais em abril de 2019, a expectativa é que a música criada especialmente para a ação, um brega funk, vire sucesso no próximo carnaval. A outra campanha foi desenvolvida pela própria equipe de EPs do ImPrEP Campinas sobre conscientização do uso de PrEP, com divulgação via aplicativo Hornet.

bottom of page