top of page

PrEP injetável de longa duração: resultados preliminares satisfatórios

​

O estudo envolveu 4.570 participantes, entre eles gays/outros homens que fazem sexo com homens (HSH) e mulheres transgênero que fazem sexo com homens, em 43 locais de sete países (Argentina, Brasil, Peru, África do Sul, Tailândia, EUA e Vietnã), tendo como pesquisadores principais Raphael Landovitz, da Universidade da Califórnia, e Beatriz Grinzstejn, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz, do Brasil, também co-pesquisadora principal do ImPrEP.

​

Em uma revisão do estudo previamente planejada, o Conselho Independente de Monitoramento de Dados e Segurança (DSMB) constatou que os dados indicavam que o cabotegravir injetável de ação prolongada era altamente eficaz na prevenção do HIV na população estudada.

​

Entre os 50 participantes que adquiriram o HIV, 12 foram randomizados para o braço de cabotegravir de ação prolongada e 38 randomizados para o braço de TDF/FTC oral diário. Isso se traduziu em uma taxa de incidência de HIV de 0,38% e 1,21%, respectivamente. A adesão ao TDF/FTC oral foi alta, com base em uma amostra aleatória de subconjunto que detectou tenofovir (> 0,31 ng/ml) em 87% de todas as amostras testadas. Apesar desse alto nível de adesão à terapia oral diária, o cabotegravir de ação prolongada foi 69% (IC95% 41% -84%) mais eficaz que o TDF/FTC na prevenção da aquisição do HIV na população estudada.

​

Nesse sentido, o DSMB recomendou que a parte aleatória e cega do estudo fosse interrompida mais cedo e os resultados divulgados. Os participantes do braço de TDF/FTC receberão o cabotegravir e os participantes do braço do cabotegravir continuarão a recebê-lo. Os participantes que não quiserem o medicamento injetável receberão TDF/FTC até o final do componente cego originalmente planejado do estudo. A decisão do DSMB foi aprovada pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA , parte dos Institutos Nacionais de Saúde, o patrocinador do estudo.

​

Fontes: site do ScienceMag e site TheBodyPro, de 18 de maio.

(https://www.sciencemag.org/news/2020/05/long-acting-injectable-drug-prevents-hiv-infections?fbclid=IwAR2v7L4cBymSzjDrBA1IBW4mqWutWWTRf2khJnCF5_t9OeVlQ9S3a2tolvc#)

 

(https://www.thebodypro.com/article/investigational-prep-injection-holds-up-against-daily-prep)

bottom of page