top of page

Live do ImPrEP discute a profilaxia nos tempos da pandemia

​

O evento foi veiculado via página do Facebook do projeto e retransmitido para as páginas do Grupo Arco-Íris, Instituto Transformar, 25ª Parada do Orgulho LGBTI+Rio e Casamento Civil Igualitário, tendo alcançado mais de 400 pessoas. A live contou com a participação da psicóloga e aconselhadora do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e Aids, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz, Edilene Bastos, dos coordenadores comunitários para as populações trans e HSH do ImPrEP, Alessandra Ramos e Júlio Moreira, respectivamente, e Ana Luisa da Silva Côco, usuária trans do projeto e estudante de Serviço Social.

 

Entre os temas tratados, o que é a PrEP no contexto da prevenção combinada ao HIV, a importância do preservativo e do gel lubrificante nas práticas sexuais neste período de epidemia da Covid-19 e a necessidade de maior divulgação da profilaxia a públicos específicos, como profissionais do sexo e casais sorodiferentes.

 

O encontro abordou, ainda, o trabalho do ImPrEP e do PrEP SUS como portas de entrada para a utilização de serviços públicos de saúde para populações mais vulneráveis e as estratégias para a manutenção da oferta dos medicamentos e de autotestes de HIV durante a epidemia, bem como do uso da telemedicina para as consultas. Destaque, também, para questões relativas ao estigma relacionado ao HIV ainda existente e à saúde mental em tempos do novo coronavírus, em especial junto à população LGBTI+.

LogoCor.png

Saiba + sobre o

ImPrEP

bottom of page