




Painel PrEP: informações ao alcance de todos
“O painel foi elaborado com o intuito de divulgar informações sobre a dispensação e o uso da profilaxia. Entendemos que os dados, atualizados trimestralmente, podem ajudar a divulgar e orientar as políticas públicas que envolvem a PrEP, de modo que ela chegue a quem mais pode se beneficiar dela”, esclarece Gerson Fernando Pereira, diretor do DCCI.
Criado para todas as pessoas interessadas em dados sobre a profilaxia no país, em especial profissionais de saúde, gestores(as) municipais e estaduais, pesquisadores(as), usuários(as) e potenciais usuários(as), imprensa e estudantes, o Painel PrEP oferece cinco blocos de informações, as quais incluem registros sobre os usuários de PrEP no SUS: População, Indicadores, Descontinuidade, Novos Usuários e Usuários em PrEP.
“Importante destacar que os dados podem ser filtrados por Brasil, unidade federada e municípios. Fazendo um levantamento geral, de 1º de janeiro de 2018 a 30 de junho de 2021, 270 serviços públicos de saúde ofertaram a PrEP, contabilizando 39.323 usuários iniciando a profilaxia e 182.406 dispensações do medicamento”, detalha a responsável pelo Painel, a analista técnica de Políticas Sociais do DCCI, Isabela Ornelas Pereira.
No bloco População, encontram-se dados sobre o perfil sociodemográfico dos usuários: categorias (gays/outros homens que fazem sexo com homens (HSH) cis, homens heterossexuais cis, homens trans, mulheres cis, mulheres trans e travestis), raça/cor, escolaridade e faixa etária. De janeiro de 2018 a junho de 2021, a maioria dos usuários reporta ser gay/HSH cis (83%), 56% se autodeclara branca, 74% tem mais de 12 anos de ensino e 41% está na faixa etária de 30 a 39 anos.
No bloco Indicadores, estão dados sobre eventos adversos, adesão ao uso do medicamento (medido no retorno de 30 dias), utilização de preservativos e número de parceiros(as) sexuais. Destaque para 78% dos usuários confirmando terem tomado o medicamento todos os dias, conforme orientação do Ministério da Saúde, e 29% reportando algum evento adverso nos 30 primeiros dias de uso da PrEP, também de janeiro de 2018 a junho de 2021.
Já no bloco Descontinuidade, os dados podem ser obtidos por população e motivos da interrupção, a maior parte em virtude de não retorno às consultas agendadas. Além disso, o painel oferece informações sobre novos usuários de PrEP por mês, usuários da profilaxia/mês e os métodos de cálculos dos indicadores.
Para conhecer o Painel PrEP, acesse http://www.aids.gov.br/pt-br/painel-prep.
Outras ferramentas interessantes oferecidas pelo Departamento podem ser acessadas no Painel de Indicadores Epidemiológicos em HIV/Aids e Hepatites Virais. Para saber mais: http://www.aids.gov.br/pt-br/gestores/painel-de-indicadores-epidemiologicos