PrEP diária ou PrEP 2+1+1? A calculadora ImPrEP pode ajudar
Ronaldo Ismério, pesquisador do projeto que gerenciou a equipe de desenvolvimento do sistema, complementa: “A calculadora faz parte de um aplicativo que deve ser usado em dispositivos móveis. Foi criada para ser de fácil instalação e utilização de modo intuitivo e direto pelos participantes que desejarem fazer uso dela”.
Respondendo a quatro perguntas, que envolvem práticas e parcerias sexuais, o participante ImPrEP obtém o resultado de forma imediata, com a recomendação relativa ao melhor esquema de PrEP a ser adotado, contando, ainda, com dicas e orientações.
A calculadora foi desenvolvida em 2020 e, em breve, estará à disposição dos participantes do ImPrEP no Brasil – a versão em espanhol, para os usuários dos outros países onde o estudo ocorre (Peru e México), se encontra em fase de finalização.
Ronaldo chama a atenção para as questões de privacidade e eficácia: “Nenhum dado será armazenado pelo aplicativo, para segurança do participante, que pode usar a ferramenta quantas vezes quiser. Nas visitas de acompanhamento do estudo, os aconselhadores pedirão sempre uma avaliação daqueles que o tenham utilizado e se a calculadora ajudou a definir mudanças no regime de uso de PrEP”.
Brenda lembra que a PrEP 2+1+1 só está disponível para participantes de projetos de pesquisa em PrEP, como o ImPrEP, já que o esquema ainda não consta no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da PrEP, do Ministério da Saúde. Ainda em relação à ampliação da utilização da calculadora, a coordenadora clínica comenta: “Há possibilidade do uso da ferramenta em outros projetos de pesquisa em PrEP, desde que aprovado pelos respectivos Comitês de Ética em Pesquisa”.Quem quiser conhecer como funciona a calculadora ImPrEP, basta acessar https://imprepcalculator.ini.fiocruz.br