top of page
rochamaiavalendo.jpg

ImPrEP: desafios e conquistas do Rocha Maia (RJ)

O local atende a 949 usuários da profilaxia (209 pelo ImPrEP e 740 pelo PrEP SUS), que

também procuram o centro em busca de outros serviços, como o auxílio psicológico. “Uma preocupação que temos é a falta de informação relacionada à PrEP, que persiste, inclusive por parte de outros profissionais de saúde. Essas questões impactam diretamente na oferta da profilaxia, pois muitos pacientes chegam aqui com todos os critérios de elegibilidade para uso, mas sem saber ao certo como proceder. Orientar essas pessoas é muito gratificante”, afirma a coordenadora do estudo, Maria Aires.

 

O enfrentamento da pandemia de Covid-19 tem sido uma dificuldade extra para os centros de todo o país, e no Rio de Janeiro essa realidade não é diferente. “De março a setembro passado optamos por um atendimento semipresencial e implantamos a ferramenta da telemedicina, em que o usuário podia entrar em contato conosco por meio de um computador ou do seu celular”, diz a coordenadora.

Desde outubro, o Rocha Maia voltou com os com atendimentos presenciais, mas respeitando rigorosamente a todas as orientações médicas e protocolos de segurança, como uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel e não aglomeração de pessoas.

LogoCor.png

Saiba + sobre o

ImPrEP

bottom of page